Logo Odontolife
Menu
Fechar

Os riscos de roer as unhas e mastigar objetos

Roer a unha pode parecer um hábito inofensivo, mas não é. Confira!

30% das pessoas já roeram as unhas em algum momento da vida. Esse hábito pode trazer grandes consequências para a sua saúde bucal. Isso porque roer unha é um hábito que exerce uma grande pressão sobre os dentes, podendo desgastar, lascar e até causar fissuras.

Outro problema de roer as unhas é que nossas mãos passam praticamente o tempo todo em contato com alguma coisa. Isso aliado ao fato de que as unhas em si já acumulam sujeira faz com que o hábito de roer as unhas possa fazer com que a pessoa leva à boca milhares de bactérias e até vírus. Isso deixa o corpo vulnerável não só a problemas de saúde bucal, mas também a problemas respiratórios e gastrointestinais, como gripe ou infecções estomacais.

Quase sempre relacionado à ansiedade, o hábito de roer as unhas pode ser corrigido com ajuda de um psicólogo, mas na maioria dos casos pode ser controlado usando métodos caseiros para inibir o hábito, como passar pimenta ou alguma substância com sabor ruim nas unhas, por exemplo.

O hábito de roer coisas pode ser ainda pior quando acontece com objetos do dia-a-dia, como canetas, palitos, já que esses objetos são mais duros e podem causar danos e lacerações ainda maiores ao esmalte dentário e aos tecidos da boca.

Compartilhe este Post!