Logo Odontolife
Menu
Fechar

O LIMPADOR DE LÍNGUA ACABA COM MAU HÁLITO?

Os limpadores de língua são um acessório indispensável na rotina de higiene bucal.
 

O uso do limpador de língua é fundamental para manter a higiene bucal em dia. Afinal, a ferramenta é a grande responsável por eliminar a saburra lingual e combater uma série de problemas. 

 

LIMPADOR DE LÍNGUA AJUDA A ELIMINAR O MAU HÁLITO
Descobrir como limpar a língua pode ser a solução para uma série de problemas bucais. O mau hálito, por exemplo, é um dos quadros que podem ser tratados e até mesmo evitados com o uso do limpador de língua. Isso porque o acessório é capaz de remover a saburra lingual que, por sua vez, é composta por agentes não higiênicos, como restos de alimentos e células descamadas da língua.

 

Na prática, esses microorganismos se proliferam e liberam uma substância chamada de composto volátil de enxofre, que resulta na halitose. Justamente por isso, pacientes que buscam um hálito fresco e saudável devem ter em mente que o limpador de língua é um acessório fundamental para a rotina de higiene bucal.

 

OS BENEFÍCIOS DO LIMPADOR DE LÍNGUA

- Ajuda a remover a saburra lingual;

- Auxilia no combate a halitose;

- Combate o surgimento de doenças bucais, como a cárie e a gengivite;

- Estimula a produção de saliva;

- Mantém a superfície da língua lisa, homogênea e saudável.

 

QUALQUER PESSOA PODE UTILIZAR O LIMPADOR DE LÍNGUA?

Ainda que o limpador de língua seja conhecido pelos seus benefícios para a saúde bucal, é importante consultar um dentista de confiança antes de utilizá-lo. Acontece que, assim como outros produtos de higiene bucal, ele também possui algumas contraindicações. Pacientes com língua geográfica ou fissurada, por exemplo, devem evitar o uso do acessório, já que o mesmo pode piorar os quadros.

 

Além disso, lesões herpéticas, aftosas ou qualquer aspecto diferente do que caracteriza uma língua saudável, lisa e homogênea também pode impedir o uso do item. Sendo assim, antes de adquirir um limpador de língua, é importante levar em consideração essas questões e conversar com o seu dentista.

 

SAIBA COMO USAR O LIMPADOR DE LÍNGUA

No mercado, é possível encontrar o limpador de língua em diferentes materiais. Os modelos em metal e em plástico, por exemplo, são os mais recomendados pelos especialistas. Mas, além do tipo de material, é importante estar atento ao formato do limpador de língua, que deve ser arredondado para encaixar perfeitamente na região.

 

Para descobrir como limpar a língua com a ferramenta, o primeiro passo é evitar força ou pressão excessiva. Caso contrário, você pode acabar machucando a região. Além disso, é preciso posicionar o limpador de língua e movimentá-lo de cima para baixo. Dessa forma, é possível remover toda a saburra lingual presente na área. Ainda que o limpador de língua seja o instrumento ideal para essa finalidade, a escova de dentes, usada de maneira adequada, pode fornecer uma limpeza eficiente.

 

O limpador de língua é de uso pessoal e exclusivo, não podendo ser compartilhado, deve ser lavado em água corrente após sua utilização e guardado devidamente.

 

Compartilhe este Post!