Logo Odontolife
Menu
Fechar

Aparelho móvel

Quem usa e como funciona

O aparelho móvel é uma das várias opções de tratamento ortodôntico disponíveis no mercado. Mas ele não é exatamente um substituto para o aparelho fixo, e sim, um método alternativo de tratamento, focado mais na prevenção de problemas.

Principais usos do aparelho móvel

Um dos principais usos do aparelho móvel é como mantenedor de espaços. Seja para conter ou expandir o maxilar. Por isso, quando usado durante a fase de crescimento, o aparelho móvel colabora para o correto desenvolvimento bucal e ósseo da arcada dos pacientes. Dessa forma, é possível até evitar em alguns casos a necessidade de extrações e cirurgias ou o uso de aparelho fixo no futuro.

O aparelho móvel também pode ser usado para ajudar a regular as funções da boca, como engolir, mastigar e respirar. Como existem tantas diferentes utilidades para o aparelho móvel, somente um dentista pode definir o formato e o modo de uso certos para cada paciente e cada tipo de tratamento que precisa ser feito.

Recomendado para os mais novos

Por ser tão útil para reestruturar a boca e reeducar, o aparelho móvel é altamente recomendado para crianças e adolescentes, principalmente dos 6 aos 12 anos.

Ainda assim, esse tipo de aparelho também é muito usado por adultos na parte final do tratamento com o aparelho fixo, para evitar que os dentes voltem à sua posição original.

Uso e manutenção do aparelho móvel

Muita gente acredita que o aparelho móvel deve ser usado somente à noite, mas pode ser que o uso seja necessário por até 16 horas ao dia, dependendo muito de cada caso.

Mas além de todas as especificidades de cada aparelho, a colaboração e a disciplina do paciente também são muito importantes. Lembrar de usar o aparelho, de fazer a limpeza do jeito certo e também a manutenção periódica junto ao dentista são fatores essenciais para que o tratamento tenha efeito. 

FONTE: ODONTOPREV

Compartilhe este Post!