Logo Odontolife
Menu
Fechar

TRATAMENTO DE CANAL

Tratamento de canal ou endodontia

Tratamento de canal ou endodontia

É comum presenciar feições de temor quando o assunto é tratamento de canal, mas é importante saber que se trata de um procedimento para reabilitar e restabelecer a função do dente afetado. São vários os fatores responsáveis pela necessidade do tratamento, desde traumas a cáries profundas e problemas periodontais.

 

Causas e motivos 

Nem toda dor de dente está relacionada ao tratamento de canal, mas primeiramente é necessário que um profissional especializado avalie a integridade do dente e verifique se está relacionada a cáries, retração gengival, doença periodontal ou ainda a traumas. 

Quando não é realizado o tratamento de canal, o dente pode infeccionar e causar consequências sérias, como dor intensa, inchaço, febre e até bacteremia - quando as bactérias entram na corrente sanguínea.

O tratamento endodôntico torna-se necessário quando a polpa (nervos e vasos) do dente foi danificada, infeccionada ou morta e deve ser removida. O espaço entre resultante deve ser limpo, preparado e preenchido por materiais obturadores, vedando o canal. 

Compartilhe este Post!